Língua e mestiçagem: uma leitura das reflexões lingüísticas de Gilberto Freyre

Autores

  • Lilian do Rocio BORBA IEL/Unicamp

Resumo

As línguas são objeto de discursos cotidianos que podem ser tanto avaliativos quanto descritivos, este fato é reconhecidamente uma das preocupações da pesquisa sociolingüística. Neste trabalho, analisamos discursos do senso comum que se reportam à língua como elemento constituinte da nação brasileira. O que, consideramos, atua no processo de construção de identidade nacional. Empregando um viés diacrônico e qualitativo, tratamos de imagens presentes em Casa Grande & Senzala, de Gilberto Freyre 1933, tais como o português com açúcar – ou o abrandamento do português do Brasil –, além de enunciados do século XIX sobre como os brasileiros utilizam sua língua. O objetivo é ressaltar como em ambos os grupos de enunciados as representações sociais que emergem atuam tanto no imaginário sobre a língua como sobre os grupos que a utilizam. Tal processo concorre para a construção de identidade lingüística: como o indivíduo se reconhece na sua língua, como o indivíduo se refere a ela, o que se diz dela que é aceito como verdade. Abstract Languages are everyday object of discourses that may be both evaluative and descriptive. This fact is an aknowledged concern in sociolinguistic research. In this work, we analize commonsensical discourses on language as constitutive element of the Brazilian nation, which, we consider, operates in the process of national identity construction. Resorting to a diacronic and qualitative perspective, we deal with images in the classic Casa Grande & Senzala (by Gilberto Freire, whose first edition is from 1933), such as Portuguese with suggar – or the softening of Brazilian Portuguese –, together with utterances from the 19th century on how Brazilian citizens use their language. The objetive is to highlight how, in both utterance groups, the emerging representations operates both in the imaginary on language as in the social groups that use it. This process also works towards the linguistic identity construction: how does the individual recognizes herself in her language, how does the individual refers to it, what is said about it that is accepted as being true.

Downloads

Publicado

2007-11-28

Edição

Seção

Artigos