Internet como fonte de material didático e como meio de ensino de língua estrangeira – uma investigação baseada na teoria da atividade

Autores

  • Patricia Vasconcelos ALMEIDA IEL/Unicamp

Resumo

Este trabalho analisa o impacto da inserção da Internet como fonte de material didático e como meio de ensino na criação e execução de tarefas pedagógicas elaboradas por alunos/professores em um Curso de Letras. Tem-se como objetivo geral identificar as semelhanças e diferenças dessas tarefas e da práxis desses alunos/professores e como objetivo especifico detectar as contradições existentes no sistema de atividade em transformação estabelecido através da atividade “criar tarefas pedagógicas para serem executadas utilizando diferentes artefatos de ensino???. Observamos também a intervenção do professor da turma. Utilizamos, dentre outras teorias, o princípio da contradição encontrado na Teoria da Atividade que nos permite entender as alterações no sistema de atividade a partir dos diferentes artefatos. A análise dos dados proveniente de uma abordagem metodológica exploratória mostrou que na tentativa de se criar tarefas pedagógicas, o aluno/professor desenvolveu práticas diferentes de acordo com o artefato utilizado. As contradições encontradas no sistema de atividade em estudo, acontecem em seus quatro níveis assim como proposto por Engeström (1987) e se configuram de acordo com a mudança do artefato de ensino. Os resultados obtidos indicam que, como previsto pela Teoria da Atividade a alteração do artefato, causam tensões no sistema e alteram os elementos que o constitui. Abstract The present work considers the Internet impact as a didactic material source and as a way of teaching on the creation process of pedagogical tasks and their execution by the preteachers in a Language Course. The main goal is to indentify the tasks similarities and differences as well indentify a patern on the preteachers’ practice. As an especific goal this work aims to find out the contradictions stablished through the activity “create pedagogical tasks to be accomplished using different artifacts??? in an activity system in study. Added to this, we also observed the professor’s interference in this activity system. To reach these goals we used, among others theories, the Activity Theory, especifically the contradiction principle to help us to understand what happens in the activity system when we change one of its elements, in this case, the artifact. The dada analysis from an exploratory methodology showed us that the preteachers created differents pedagogical tasks according to the artifacts used. About the contradictions found in the activity system, we can say that they happened in the 4 levels according with Engeström’s (1987) studies. The results showed that, like the Activity Theory says, when you modify the artifact, you can cause tensions in the system that can also modify the elements.

Downloads

Publicado

2007-11-28

Edição

Seção

Artigos