Olhares sobre a educação bilingue e seus professores em uma região de Moçambique

Autores

  • Samima Amade PATEL IEL/Unicamp

Resumo

A partir de 1996 o Instituto Nacional do Desenvolvimento da Educação levou cabo uma reforma curricular do ensino primário que entrou em vigor em 2004 em todas as escolas do país. Uma das inovações principais do novo currículo foi a introdução da educação bilingue em línguas moçambicanas e o Português. Contudo, a educação bilingue foi introduzida em um contexto de não existência de políticas educacionais claras para o seu desenvolvimento. Por essa razão, desenvolveu-se um estudo que decorreu em uma região de Moçambique visando construir significados sobre a educação bilingue e seus professores. Como resultado, o estudo mostrou que, por um lado, se há aceitação da educação bilingue e seus professores pelas comunidades locais onde as línguas moçambicanas têm prestígio, por outro lado, verifica-se alguma reserva em contextos urbanos, onde não se sente o impacto da educação bilingue e os programas educacionais são desenvolvidos em Português. Mais ainda, que o discurso oficial e os documentos sobre as políticas do desenvolvimento curricular para o ensino primário parecem reconhecer a importância da educação bilingue, mas do ponto de vista da efectivação das políticas educacionais, estes elementos não são tidos em conta para o desenvolvimento destes programas. Abstract In 1996 the National Institute for Education Development undertook a curriculum reform of primary education, which in 2004 schools all over the country started using. One of the major innovations of the new curriculum was the introduction of bilingual education in Mozambican languages and Portuguese. However, bilingual education was introduced in a context of non-existence of educational policy for its development. For that reason a study was undertaken in a Mozambican region with the intent of constructing meanings of bilingual education and respective teachers. The study shows, in one hand, that if there is acceptance of bilingual education and respective teachers in local communities, where Mozambican languages have prestige, on the other hand, it was noted that there is some reservation in the urban areas towards bilingual education, which impact is not felt and therefore educational programs are run in Portuguese. Moreover the official discourse and the documentation on policies of curriculum development for primary education seem to recognize the importance of bilingual education, which does not seem to happen when it comes to the development of the programs.

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Publicado

2007-11-28

Edição

Seção

Artigos