Um enfoque etnolingüístico da afasia: o Centro de Convivência de Afásicos (Unicamp) como uma comunidade de fala

Autores

  • Nirvana Ferraz Santos SAMPAIO IEL/Unicamp

Resumo

Neste trabalho, investigamos o Centro de Convivência de Afásicos (CCA). Defendemos: a) que o CCA é uma comunidade de fala que se caracteriza pela prática clínica que relaciona língua(gem), cultura e sociedade e pela construção do saber dessa prática na relação entre língua(gem), cultura e sociedade; b) que nas situações comunicativas e eventos comunicativos em que se engajam os sujeitos cérebros-lesados no CCA, a língua(gem) apresenta-se constitutivamente incompleta, falha e heterogênea, características da ordem própria e estrutural da língua quando usada também pelos sujeitos não-cérebros-lesados. Para tanto, com base em conceitos e postulados teóricos dos quadros teóricos da Etnografia da Comunicação, aliados aos conceitos e postulados da Neurolingüística Discursiva, analisamos o corpus da pesquisa, constituído de transcrições de gravações de situações comunicativas e eventos comunicativos vivenciados entre 2002 e 2004, no Grupo II do CCA. Os resultados indicam que, ao lado dos sujeitos não afásicos do CCA, os sujeitos afásicos, inseridos nessa comunidade de fala, são levados a enfrentar a afasia, agindo com e sobre a linguagem, a partir de repertório comunicativo variado que inclui recursos lingüísticos e não lingüísticos, em diferentes situações discursivas/comunicativas e eventos discursivos/comunicativos. Abstract In this work we examine the Centro de Convivência de Afásicos (CCA). We argue that: a) the CCA is a speech community which is characterized by clinical practice that relates language, culture and society and by the knowledge construction of this practice in the relationship between language, culture and society; b) in communicative situations and communicative events in which the brain damage subjects at CCA are engaged, the language is incomplete, defective and heterogeneous, characteristics considered as being part of the language proper order and structure when used by subjects without brain damage as well. Thus, based upon theoretical concepts and postulates of the Ethnography of Communication’s theoretical framework and concepts and postulates of Discursive Neurolinguistics, we have analyzed the research corpus which is constituted of recording transcriptions from communicative situations and communicative events realized from 2002 to 2004 at CCA’s Group II. The results suggests that as the non-aphasics-subjects at CCA, the aphasic ones who are part of this speech community face aphasia by acting with and about the language, using linguistic and non-linguistic resources in different discursive/communicative situations and discursive/communicative events.

Downloads

Publicado

2007-11-28

Edição

Seção

Artigos