Corpo e poesia do ator

Autores

  • Newton Freire MURCE FILHO IEL/Unicamp

Resumo

Este trabalho tem como objetivo uma compreensão, à luz da psicanálise, do processo de criação do corpo de um ator para a cena. Para isso, investiga-se o papel da repetição no ensaio, entendida como condição para que um outro corpo, o corpo como poesia, seja escrito e mostrado no palco. A questão da memória, abordada em duas dimensões – como memória “imemorial??? e como memória “memorável??? –, comparece na pesquisa referida à realização de uma escrita do, no e com o corpo. Essa escrita é resultante do trabalho da repetição que produz o enlaçamento entre os registros do Real, do Simbólico e do Imaginário, isto é, entre o que é da ordem do impossível – do que está fora da linguagem – e o que a linguagem mesma permite organizar disso como escrita e como imagem. Abstract The present research is aimed, in the light of psychoanalysis, to study the actor’s body’s creation process to the scene. Therefore, the role of repetition during the rehearsals is investigated, taking into account the fact that it is by means of repetition that a new body – a poetry body – can be written and showed on stage. Two dimensions of memory are examined – the “immemorial??? memory and the “memorable??? memory – and referred to the writing process, including three specific modalities: writing of the body, writing on the body and writing with the body. It is argued that repetition makes this writing process possible since it binds the Real, the Symbolic and the Imaginary registers, which are related to what is out of language and to what language itself manages to organize as writing and as image.

Downloads

Publicado

2007-11-28

Edição

Seção

Artigos