O uso do material hipertextual em um curso de leitura online: foco na perspectiva do usuário

Autores

  • Débora Camacho A. SIQUEIRA IEL/Unicamp

Resumo

Esse estudo investigou a experiência prática de 44 alunos com um material hipertextual do curso de leitura em língua inglesa Read in Web, projetado para o estudo automonitorado. Considerando que o curso é indicado para alunos que já atingiram um nível intermediário de inglês, o estudo buscou analisar se o nível de proficiência dos alunos ingressantes altera a interação com o material hipertextual em questão. A análise considerou também as expectativas iniciais trazidas pelos alunos e os fatores que eles avaliaram como positivos e negativos em relação ao curso. Do ponto de vista teórico, o trabalho apresentou aspectos pedagógicos da aprendizagem independente e do estudo automonitorado de línguas na web. A análise de dados do estudo empírico nos permitiu concluir que, no estudo em questão: (1) o nível de compreensão de leitura em inglês dos usuários pode alterar as tendências de acesso das atividades oferecidas nas lições virtuais; (2) existe uma sensível diminuição de acesso às tarefas a partir da sexta atividade, o que sugere a necessidade de estabelecer limites no número de atividades a serem oferecidas por lição virtual. A pesquisa sugeriu que a concentração e o esforço mental exigido do aluno no estudo automonitorado no contexto digital é significativamente maior que na aula presencial. Abstract This study investigates the experience of 44 students with a hypertextual material of the English reading course Read in Web, within the context of a self-tutoring learning approach. Since the course was projected for users with an intermediate level in English, the study analyses the way a student´s level of language proficiency affects his interaction with the course hypertextual material. The analysis took also into consideration the students’ initial expectations for the course, and the factors they considered to be positive and negative in the Read in Web. In the theoretical section, the investigation presents the pedagogic aspects of independent learning process and self-tutoring language studies in the web. The data analysis from the empirical research lead to the following conclusions: (1) According to the level of text comprehension in English, the users may present differences in their choices of activities offered in the virtual lessons; (2) there is a significant reduction after the sixth activity of a lesson, which suggests the need to establish a limit for the number of activities to be incorporated in a virtual lesson. This research suggests that the concentration and effort required for the online student is significantly higher in a self-tutoring study in the digital context than in a regular class-room.

Downloads

Publicado

2007-11-28

Edição

Seção

Artigos