Do trabalho prescrito ao trabalho realizado: um olhar sobre a inovação no ensino de gramática

Autores

  • Ana Sílvia Moço APARÍCIO IEL/Unicamp

Resumo

Neste artigo apresentamos os resultados de nossa pesquisa de doutorado, cujo objetivo é investigar como a inovação é produzida em aulas de gramática, no ensino fundamental II da escola pública estadual paulista, por professores que estão buscando transformar sua prática. Tendo por base as noções de trabalho prescrito/trabalho realizado, destacamos, no âmbito do trabalho prescrito, a imprecisão das prescrições dirigidas ao professor pelos documentos oficiais, constituídos por um amálgama de abordagens teórico-metodológicas; bem como a solidarização de noções teórico-metodológicas vindas da tradição gramatical e da teoria lingüística, apresentada pelos livros didáticos. Quanto ao trabalho realizado, constatamos, de um lado, que os diferentes modos de inovação produzidos nas aulas analisadas são constituídos por uma interrelação de atividades e práticas múltiplas e heterogêneas mediadas por instrumentos semióticos também heterogêneos; de outro lado, que os professores que estão tentando inovar sua prática produzem algumas respostas comuns às demandas de inovação: desenvolvem a análise lingüística somente com categorias da gramática tradicional, ainda que as demandas de inovação proponham também o trabalho com outras categorias; e, para o estudo de categorias da gramática tradicional, lançam mão de modos de descrição/análise disseminadas pela lingüística, focalizando sobretudo a dimensão semântica da língua. Abstract The aim of this work is to investigate how innovation is produced by teachers that are trying to transform their practice in grammar classes that take place at the ensino fundamental II of state public schools in São Paulo. We based our work on the notions of prescribed work/work done. The results of the investigation points to the lack of precision of the prescriptions directed to the teacher by the official documents, which are constituted by an amalgam of theoretical and methodological approaches; as well as to the solidarization of theoretical and methodological notions that come from the grammatical tradition and the theoretical linguistics, presented by the didactic books. As for the work done in class, we found out that the different ways of innovating produced in the classes analyzed are constituted by the interrelation of multiple activities and practices mediated by heterogeneous semiotic tools; on the other hand, we found out that the teachers that are trying to innovate their practice produce some common answers to the demand of innovation: they develop the linguistic analysis only with categories of the traditional grammar, even though the demand for innovation also propose the work with other categories, like the ones from the functional grammar.

Downloads

Publicado

2007-11-28

Edição

Seção

Artigos