TRANSTORNO DE ATENÇÃO: UMA QUESTÃO PRESENTE NOS DIAGNÓSTICOS, NA FAMÍLIA E NA ESCOLA

Autores

  • Sonia Sellin Bordin UNICAMP

Resumo

Este artigo se preocupa com o estudo da atenção por ser esta uma questão presente nos diagnósticos da área de leitura e escrita, nas escolas e nas famílias. Inicialmente, busco compreender como esse tema é considerado no imaginário presente de professores, na queixa de pais (ou responsáveis) de crianças que foram avaliadas e/ou frequentam o CCazinho - Centro de Convivência de Linguagens - IEL/UNICAMP e na clínica fonoaudiológica. Em contrapartida será apresentado o estudo realizado por Vygotsky (1926/2004) sobre atitude de atenção demonstrando o percurso social, emocional e neurológico que a constitui. A hipótese considerada neste artigo é a de que na medida em que a família e a escola possam ampliar seus referenciais de atenção favorecerá na criança a sua autorregulação, comportamento tão necessário para que ocorra, principalmente, aprendizagem e memória.

Biografia do Autor

Sonia Sellin Bordin, UNICAMP

aluno doutorado Linguistica - area Neurolinguistica Discursiva

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Publicado

2010-05-06