ESPELHAMENTO E DISTORÇÃO: A CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE DO RASKÓLNIKOV DE CRIME E CASTIGO EM SEU DIÁLOGO COM SVIDRIGÁILOV

Autores

  • Priscila Nascimento Marques Universidade de São Paulo

Resumo

O presente artigo apresenta resultados parciais da pesquisa de mestrado Polifonia e Emoções: um estudo sobre a construção da subjetividade em Crime e castigo de Dostoiévski, com a qual se intenta analisar o protagonista, Rodion Raskólnikov, em sua relação com outros personagens do romance. A análise leva em consideração, por um lado, os estudos da crítica literária, em particular as idéias de Bakhtin sobre o romance polifônico e, por outro lado, a proposta de psicologia da arte elaborada por Vigotski. O artigo contará com um resumo da análise elaborada sobre o par Raskólnikov-Svidrigáilov. Observou-se que Svidrigáilov aparece como duplo de Raskólnikov do tipo visão de horror, cuja função é espelhar, de modo distorcido, aspectos negativos de sua subjetividade. Foram estabelecidos paralelos entre as descrições físicas de cada um, suas relações com figuras femininas, o embate entre egoísmo e altruísmo e o pertencimento a outro mundo como traço de loucura.

Biografia do Autor

Priscila Nascimento Marques, Universidade de São Paulo

Psicóloga formada pela Universidsde Presbiteriana Mackenzie. Mestranda do programa de pós-graduação em Literatura e Cultura Russa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Sociais da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Downloads

Publicado

2010-05-06