CO-CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA NA INTERAÇÃO: ARGUMENTAÇÃO E EMBATE NA CONSTRUÇÃO DA FILIAÇÃO TEÓRICA

Autores

  • Paula Baracat De Grande UNICAMP

Resumo

O trabalho apresenta uma discussão sobre a construção de identidades profissionais de professores em um embate argumentativo na interação com o formador em um curso de formação continuada. Tais discussões decorrem da pesquisa de mestrado “Processos de construção da identidade profissional de professores em formação continuada”, de caráter qualitativo-interpretativista, a qual assume que o processo de formação profissional é identitário (KLEIMAN, 2005; MERTZ, 1992) e pretende entender como vão se co-construindo as identificações de professores com práticas, conceitos, teorias na relação e no embate entre os co-enunciadores – formadores e professores. Este trabalho enfoca um dado de interação entre professores alfabetizadores e formador, marcada pelo conflito e pelo embate argumentativo. A partir dos condicionantes institucionais da interação em sala de aula, analisa-se como os participantes negociam sentidos, como argumentam para defender posições e teorias e como, nesse processo, constroem identidades profissionais. Palavras-chaves: construção identitária, formação do professor, interação, argumentação.

Biografia do Autor

Paula Baracat De Grande, UNICAMP

Mestre em Linguística Aplicada pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), graduada em Letras pela mesma instituição. Tem experiência na área de formação continuada de professores. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1815820136586725

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Publicado

2010-05-06