O DESENHO DE MÉTODOS MISTOS CONVERGENTE: COMPARAÇÃO DE RESULTADOS QUALITATIVOS E QUANTITATIVOS

Monica Panigassi Vicentini

Resumo


Este artigo apresenta parte de uma pesquisa de doutorado em andamento, cujo objetivo geral é entender a relação entre compreensão oral e produção escrita operacionalizada nas tarefas 1 e 2 do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) e as percepções acerca desse construto, bem como as estratégias empregadas por examinandos ao usarem informações dos materiais de insumo orais na escrita. Para isso, escolhemos uma abordagem de métodos mistos com desenho incorporado, sendo a fase qualitativa a principal e a fase quantitativa a secundária e complementar. Neste artigo, apresento os dados quantitativos. Para gerá-los, aplicamos um questionário de retrospecção a cinquenta e seis examinandos. Com uma combinação de questões abertas e fechadas, o questionário tinha o objetivo de conhecer percepções e estratégias desse grupo de examinandos após a realização do exame Celpe-Bras em 2018. Empregamos a estatística descritiva para análise dos dados e levantamos algumas hipóteses sobre os resultados. Este estudo busca preencher uma lacuna da área de estudos em avaliação em contexto de línguas e, mais especificamente, promover maior entendimento sobre as tarefas integradas no exame Celpe-Bras.

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