CONSTRUÇÕES DO LITERÁRIO NO PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA (PNBE)

Thaisa Cristofoleti de Vasconcelos

Resumo


O objetivo deste artigo é apresentar os passos iniciais da pesquisa acerca das construções do literário produzidas por uma das mais recentes políticas públicas literárias brasileiras, o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). A problemática desta pesquisa está inserida na compreensão e na leitura crítica de como um programa nacional de formação de leitores constrói múltiplas concepções do literário, por meio de documentos oficiais e acervos literários. Nesse contexto, é possível compreender como a seleção do PNBE contribui para fortalecer ou dissolver padrões de literatura hegemonicamente estabelecidos? Este trabalho pretende apresentar o andamento da pesquisa com a leitura crítica sobre as fases e os constructos acerca do literário no programa e, ao final, apresentar um breve perfil das obras diante do recorte do PNBE Literário 2013, entendendo como a literatura articula-se com parâmetros incentivados pelo Estado, produzindo concepções sobre o fazer literário, a institucionalização de cânones e a construção de um imaginário simbólico em diferentes gerações de leitores em todo território nacional.

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