MULTILETRAMENTOS E ESPIRITUALIDADE - UM ESTUDO DE CASO DOS EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS ONLINE

Autores

  • Lisa Paula Reis Branquinho Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Este trabalho tem como objetivo estudar as práticas de multiletramentos envolvidas em um processo de adaptação de uma experiência de espiritualidade presencial denominada Exercícios Espirituais para um contexto digital. A proposta metodológico-investigativa de pesquisa visa identificar e analisar as práticas de letramentos situados e multissemióticos envolvidas em um aproveitamento efetivo da experiência do ponto de vista dos praticantes e seus acompanhantes, bem como analisar o que a experiência traz de novo, i.e. se ela se apropria das potencialidades da Cultura Digital ou se faz apenas uma transposição da experiência presencial de acompanhamento dos exercícios. Para tanto, parte-se dos conceitos de mediação, remidiação e hipermidiação aplicados às contribuições positivas ou negativas trazidas pela utilização das diversas mídias. Ao trabalhar o tema dos multiletramentos em Linguística Aplicada, pensa-se no âmbito das escolas, das empresas, mas muito pouco se fez no âmbito da religião, que é algo muito presente na sociedade e permeia o dia a dia das pessoas. A religião é também um ator importante nas questões de letramento ao considerarmos as escolas confessionais e grupos religiosos que há séculos cumprem o papel de alfabetização e educação. Em uma prática tão antiga, que perdura por séculos, os exercícios espirituais podem deixar de ser um privilégio de poucos que têm acesso presencial aos seus locais de oferecimento, para se expandir via tecnologia da EAD, remidiando-se para chegar aos lugares mais longínquos. A investigação acontece em um ambiente virtual de Educação a Distância onde a prática dos Exercícios Espirituais online é oferecida. Espera-se obter como resultado um conjunto de orientações para designers instrucionais de cursos online que privilegiem a experiência concreta do aprendiz sobre a transmissão de conteúdos.

Biografia do Autor

Lisa Paula Reis Branquinho, Universidade Estadual de Campinas

Linguística Aplicada

Downloads

Publicado

2018-06-25