MARCAS DA CONVERSAÇÃO EM UM BLOG DE VIAGEM

Autores

  • Roberta Vieira Fávaro Günther UNINCOR

Resumo

Os avanços tecnológicos não só transformam a vida das pessoas como se refletem também no uso da linguagem e das práticas comunicativas. A interação via internet está cada vez mais presente na sociedade atual e a partir disso surgem novos modos sociais de agir linguisticamente. Partindo de uma visão da linguagem como prática situada, essa pesquisa observa os efeitos do uso de certas marcas linguísticas - em especial marcas de oralidade e polidez linguística - na interação on-line, por meio dos blogs de viagem. A partir dos pressupostos teóricos da Sociolinguística Interacional, da Análise da Conversação e dos estudos de Oralidade e Escrita, foi analisada uma postagem do Blog 360 meridianos, observando as estratégias linguísticas que causam efeito de intimidade e amizade, e a suposta preocupação dos blogueiros de “salvarem a face” (GOFFMAN, 1980, p.80). Considerando o contexto mercadológico dos blogs de viagem no Brasil atualmente e a necessidade de mais leitores curtindo, comentando, seguindo e compartilhando, esse estudo mostra que o uso da linguagem é essencial para conseguir o efeito persuasivo desejado.

Biografia do Autor

Roberta Vieira Fávaro Günther, UNINCOR

Mestra em Letras - linguagem, cultura e discurso pela Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR). Especialista em Tutoria em Educação à Distância pela Universidade Cândido Mendes (2016). Graduada em Letras - Português e Inglês pelo Centro Universitário do Sul de Minas (2015) e graduada em Administração pelo Centro Universitário do Sul de Minas (2011). Atualmente é comissária de voo - TAM LINHAS AEREAS, redatora do site Viagens Rápidas, revisora de textos literários e acadêmicos e professora particular de Língua Inglesa

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2018-06-25