DISCURSOS SOBRE CLIMA DO NORDESTE BRASILEIRO EM QUESTÃO DO VESTIBULAR DA UNICAMP: CONSENSOS E PRODUÇÃO DE SENTIDOS

Autores

  • Livia Dias de Azevedo Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Edson Roberto Souza Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Resumo

A região Nordeste do Brasil ainda se constitui como região problema, seja pela falta ou escassez das chuvas ou pela veiculada dependência política, tecnológica, cultural, educacional e financeira dos grandes centros da região Sudeste. Esses são discursos postos e que circulam por ambientes escolares, científicos, institucionais governamentais, midiáticos, seja pela via digital ou impressa. Nesse sentido, o presente artigo tem por objetivo analisar a região Nordeste, sobretudo o seu clima, sob o ponto de vista da Análise do Discurso (AD) e tem como principais interlocutores Michel Pêcheux, Eni Orlandi, Sírio Possenti, Jean-Jacques Courtine, Freda Indursky, dentre outros. Propomos a seguinte pergunta para conduzir a análise: qual o funcionamento discursivo do tema clima do Nordeste em duas questões de geografia do vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)? Ou dito de outra forma: quais os efeitos de sentido produzidos por essa questão quando posta em relação a outras textualidades? Assim, foi possível identificar através da análise que há uma memória discursiva hegemônica sobre o clima do Nordeste brasileiro, bem como há sentidos estabilizados que se atualizam ao longo do tempo, tais como, seca, miséria, caatinga, terra rachada e cinza.

Biografia do Autor

Livia Dias de Azevedo, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana. Doutoranda no Programa de pós graduação em Ensino e História de Ciências da Terra (PEHCT/IG/UNICAMP).

Edson Roberto Souza, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Professor do Programa de pós graduação em Ensino e História de Ciências da Terra (PEHCT/IG/UNICAMP). Doutor em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas e Doutor em Ciências Experimentais e Sustentabilidade pela Universitat de Girona, na Espanha.

Downloads

Publicado

2018-06-19