O FANTASMA, O CAVALO DE TROIA E A PELE: LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA E SUAS FOTOGRAFIAS

Autores

  • Renan Augusto Ferreira Bolognin UNESP, Araraquara

Resumo

Três textos literários brasileiros contemporâneos possuem como particularidade a infiltração de seus autores, seja como personagens da trama narrativa, seja através de fotografias de suas próprias vidas. Os textos em questão são: Nove noites (2002), de Bernardo Carvalho; Rremembranças da menina de rua morta nua (2006), de Valêncio Xavier; e Divórcio (2013), de Ricardo Lísias. Para estudá-los, propomos o questionamento do(s) porquê(s) destes diálogos entre fotografia e literatura através dos conceitos de inespecífico e de campo expansivo, com Florencia Garramuño (2014), embasados filosoficamente em Jacques Rancière (2009) e nos conceitos de simulacro/simulação, de Jean Baudrillard (1991), como sustentáculos teóricos. Como discussão, este artigo traz as seguintes: i. O diálogo inespecífico (entre literatura e fotografia) nos textos do corpus possui traços distintivos em relação a outros brasileiros/estrangeiros de períodos históricos anteriores; ii. O uso abundante de imagens no período contemporâneo é o ponto central para contrastar os romances do corpus aos de períodos anteriores; iii. A exposição do eu ganha fôlego como alicerce de críticas implícitas a campos do conhecimento contemporâneo.

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Publicado

2018-06-25