GÊNERO DISCURSIVO E LEITURA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Marly Aparecida Fernandes UNICAMP

Resumo

Este artigo apresenta alguns pressupostos teóricos de nossa pesquisa referente à leitura nos livros didáticos de língua portuguesa utilizados na escola pública de ensino médio. Embasada no conceito de Letramento como prática social - modelo ideológico de letramento (Kleiman, 1995) -; leitura interativa (Kleiman, 1989 a, 1989 b, 1992; Kock&Elias,2006), discursiva (Orlandi, 1988) e compreensão responsiva ativa na construção de sentidos (Bakhtin, 1929-30 e 1952-53); esta investigação assume a concepção de gêneros do discurso de Bakhtin e de seu Círculo para compreender as práticas de leitura presentes nos livros didáticos de língua portuguesa, compreendendo o processo de apropriação dos gêneros do discurso como uma importante prática de letramento. PALAVRAS-CHAVE: leitura, letramento, livros didáticos, gêneros do discurso

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Publicado

2009-06-26