AVALIAÇÃO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA EM CRIANÇAS QUE POSSUEM DESVIOS FONOLÓGICOS

Autores

  • Marcus Vinícius Borges OLIVEIRA UFBA

Palavras-chave:

Psicolingüística, Fonética e Fonologia, Consciência Fonológica, Desvio Fonológico, Desenvolvimento Fonológico

Resumo

RESUMO: A proposta da dissertação em andamento é investigar o desenvolvimento da consciência fonológica em crianças com desvios fonológicos, através da análise do desempenho dessas crianças em diferentes tarefas direcionadas e controladas, de forma a contemplar como os padrões de simplificação fonológica estão correlacionados com níveis de desenvolvimento da consciência fonológica. Os dados referentes ao desenvolvimento fonológico serão obtidos mediante a aplicação do Exame Fonético-Fonológico (ERT), através da eliciação da fala infantil por nomeação espontânea controlada. A população estudada será formada de crianças em idade acima de 5 anos que possuam desvios fonológicos. Para a investigação das habilidades em consciência fonológica, serão utilizadas as seguintes tarefas propostas por Carvalho (2002): reconhecimento de rimas, reconhecimento de sílaba inicial, reconhecimento de sílaba do meio, reconhecimento de sílaba final, reconhecimento do fonema inicial e reconhecimento do fonema final. Como resultado, espera-se que as crianças que possuem estes desvios utilizem-se de diferentes níveis de consciência fonológica ao refletirem sobre a estrutura fonológica da língua. Conhecer a performance de crianças com desvios fonológicos é de suma importância, pois contempla a compreensão do próprio distúrbio de linguagem e contribui para a construção dos programas de reabilitação ou de estimulação das habilidades fonológicas direcionadas às necessidades individuais. ABSTRACT: The purpose of this work is the investigation of phonological awareness development in children with phonological disorders. This investigation in course will be conducted through the analysis of children in different and controlled tasks, so as to assess how phonological simplifying patterns relate to distinct levels of phonological awareness development. Population sample will be formed of phonological disordered children past the age of 5 years. It is expected that phonologically disordered children demonstrate different levels of phonological awareness when reflecting about the phonological structure of their language.

Downloads

Publicado

2008-11-05