O SOFRIMENTO DA INCLUSÃO: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DISCURSIVA DE RELATÓRIOS DE ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO

Autores

  • Adriana Pucci Penteado de FARIA E SILVA PUC-SP

Palavras-chave:

Análise do Discurso, Psicopedagogia

Resumo

RESUMO: Neste projeto de pesquisa, o objetivo é propor uma análise discursiva de relatórios de atendimento psicopedagógico. Para tanto, buscaremos esclarecimentos das vicissitudes no campo da Psicopedagogia, em que atuam profissionais com formações diversas, e do objeto desse campo, o sujeito-autor, entendido como uma articulação entre “inteligência”, “desejo”, “organismo” e “corpo”. Considerando que a Psicopedagogia trata do sujeito nas suas dimensões histórica, social, desejante e relacional, escolhemos a teoria dialógica de perspectiva bakhtiniana como fundamentação teórica com a finalidade de investigar as facetas do sujeito-autor na visão histórico-social. O corpus foi organizado a partir de 29 relatórios referentes às sessões de Clarice, nome fictício de uma paciente atendida por estagiários do curso de Especialização em Psicopedagogia da Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (COGEAE) da PUC-SP, entre março de 2004 e fevereiro de 2005. A partir da premissa de que o registro das sessões é um gesto discursivo que compõe o trabalho do psicopedagogo, as hipóteses que norteiam nossa pesquisa são: a) a análise discursiva dos registros evidencia características da faceta social e histórica do objeto da Psicopedagogia, o sujeito-autor; e b) as características do sujeito-autor evidenciadas pela análise discursiva dos relatórios podem corroborar ou lançar questões sobre as hipóteses levantadas no diagnóstico. A dramática de Clarice, cuja queixa inicial era a dificuldade de produção e compreensão de textos acadêmicos, revela uma etiologia simbólica e não cognitiva: a submissão aos desejos parentais e o aprisionamento na humilhação social por ser uma universitária bolsista. Os embates ideológicos revelados na esfera clínica, referentes à vida cotidiana de um indivíduo, são, na verdade, reveladores de um contexto social mais amplo que poderá ser desvelado discursivamente. ABSTRACT: The objective of this paper is to present the partial results of a dialogic analysis of observation reports of a psycopedagogical attendance. We propose that the discursive analysis of the results, although showing a historical, social and ideological utterer, whose nature is different from the subject studied by the Psycopedagogy, contributes to the comprehension the psycopedagogist has with the complaint and drama of his/her patient. The categories of analysis of the ways of presence of the other in the discourse are based on the studies of Bakhtin and his circle.

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Publicado

2008-11-05