POR UMA VISÃO INOVADORA DOS RESUMOS NAS COMUNIDADES CIENTÍFICAS: A QUESTÃO RETÓRICA E A INTERTEXTUALIDADE

Autores

  • Janaí­na BEHLING IEL/Unicamp

Palavras-chave:

Semântica, Pragmática, Análise do Discurso

Resumo

RESUMO: Compreendendo inovação como resultado do fenômeno de reinserir determinados textos em seu conjunto de práticas, instrumentos e instituições que lhe dão sentidos no mundo social, este artigo, baseado na escola de análise de gêneros textuais chamada de Nova Retórica, analisa resumos de comunicação publicados na ABRALIN no ano de 2001 e resumos de artigos publicados em 2006. Por intermédo da intertextualdade manifesta na composição de resumos e na revista da ABRALIN, demonstra-se como os resumos são a própria manifestação, nos discursos, das escolhas dos lingüístas quando escrevem suas pesquisas. Percebe-se que a Retórica, no sentido clássico, era vista como disciplina que construía textos emparelhada a duas outras disciplinas, quais sejam, a Gramática e a Lógica. Na Nova Retórica, por sua vez, os gêneros textuais são vistos como ação social e artefato cultural que evidenciam as várias vozes que compõem autores e discursos.

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Publicado

2008-11-05