A REPRESENTAÇÃO DE POESIA DE ADULTOS NÃO ESCOLARIZADOS EM PROCESSO DE LETRAMENTO

Autores

  • Júlia Sant'Ana SCAVASSA IEL/Unicamp

Palavras-chave:

Letramento, Lí­ngua Materna

Resumo

RESUMO: Este é um trabalho etnográfico que investiga como adultos em processo inicial de letramento reagem à escuta de poemas, levando-se em conta os poemas que conheciam previamente, o conceito que apresentavam de poesia e as possíveis modificações que este tenha sofrido. Os alunos são fruticultores que freqüentam aulas ministradas pela pesquisadora num município vizinho a Campinas. O trabalho é influenciado pelas teorias dos Novos Estudos do Letramento (Gee, 1996; Street, 1995, 2003; e Barton, 1994, 1998). A apresentação e discussão dos poemas foram pautadas pelas noções da teoria transacional da leitura, formulada por Rosenblatt (1994), para quem a leitura de um texto literário deve ser predominantemente estética, ou seja, deve conduzir o leitor para a fruição do texto, de modo que ele seja vivenciado, ao invés de ser apenas usado para extrair informações como datas, nomes, fatos etc. Tal “busca de informações” caracterizaria a leitura eferente, mais apropriada para textos informativos, como bulas e artigos de jornal. Não haveria, no entanto, leituras exclusivamente estéticas ou eferentes, estas apenas predominariam uma sobre a outra de acordo com o texto e a posição assumida pelo leitor. Até o presente momento, nossos dados evidenciam que os alunos, confirmando a teoria acima, concebem a poesia como um gênero próprio para uma leitura predominantemente estética, ou seja, que sensibiliza o leitor, devendo, para isso, tratar de situações e emoções conhecidas por ele, o que também possibilita uma leitura eferente, responsável pela compreensão básica do poema, sem a qual o trabalho imaginativo e o conseqüente aprofundamento da experiência de leitura do poema como uma vivência não podem se realizar. ABSTRACT: This is an ethnographic research which investigates how eight adult basic literacy learners respond to poems the researcher (their teacher) reads to them and discusses with the class. Five classes have been audio-recorded. They were framed by the Transactional theory of reading (Rosenblatt, 1994) and the New literacy studies (Gee, 1996, Street, 1984, 2003 and Barton, 1994, 1998). Up to now the analysis points to the students' conception of poetry as a genre that should be read predominantly aesthetically, that is, the reader should “focus attention on what is being lived through during the reading event”(Rosenblatt, 1994:1067).

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Publicado

2008-11-05