“A GENTE CAPTA MELHOR EM ALEMÃO”: O BILINGÜISMO EM UMA COMUNIDADE RURAL TEUTO-BRASILEIRA EM SANTA CATARINA

Autores

  • Maristela Pereira FRITZEN IEL/Unicamp

Palavras-chave:

Letramento, Sociolingüística, Multiculturalismo, Plurilingüismo, Educação bilíngüe

Resumo

RESUMO: Por meio deste texto pretendemos discutir a realidade bilíngüe/multilíngüe de uma comunidade teuto-brasileira localizada em Blumenau, SC, em confronto com a educação formal monolíngüe que vem sendo oferecida às crianças bilíngües da região. Os registros foram gerados em consonância com a metodologia da pesquisa etnográfica e interpretativista, que incluem observação participante continuada na escola da localidade em estudo e em eventos realizados em outras instituições sociais locais, anotações de campo reelaboradas em diário, gravações em áudio e vídeo, além de entrevistas com membros do grupo. Com apoio do referencial teórico da área do bilingüismo/multilingüismo como fenômeno social e da educação bilíngüe para minorias, os resultados da análise demonstram, entre outros aspectos, que o alemão como língua de herança é hoje ainda a principal língua de interação no âmbito familiar e nos eventos sociais da comunidade, apesar das tentativas históricas de silenciamento lingüístico de seus falantes e de o bilingüismo dos descendentes de imigrantes não ser reconhecido. Como uma das contribuições deste estudo, esperamos que a pesquisa possa gerar um conhecimento mais detalhado da complexidade sociolingüística do contexto de língua minoritária e que as políticas lingüísticas adotadas no município possam garantir às crianças bilíngües o direito ao biletramento (alemão/português) via escolarização. ABSTRACT: The aim of the present paper is to highlight some aspects of bilingualism in a German minority language community located in Blumenau, South of Brazil. Based on ethnographic research methods, the study describes language use in the social life of the group. The results suggest that the German language has a relevant role until today as the interaction language among the German-Brazilians. Therefore, the bilingual children should have the opportunity to the biliteracy at school, that is, acessing the educational contents both in Portuguese as well as in German languages.

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Publicado

2008-11-05