Percepções de alunos do ensino fundamental sobre o progresso de sua aprendizagem da língua inglesa: um estudo Q

eliane fernandes azzari

Resumo


Este artigo apresenta a pesquisa que, ainda em seu estágio inicial, está sendo desenvolvida como parte do programa de Mestrado no Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O objetivo dessa pesquisa é investigar as percepções de alunos do ensino fundamental II sobre o progresso de sua aprendizagem da língua inglesa, em uma escola pública na região de Campinas. Pretende-se entender o que signifique “aprendizagem” e “progresso na aprendizagem” de uma língua estrangeira (LE) do ponto de vista desses aprendizes. Inserida em uma visão de ensino de LE que entende o aprendiz como sujeito atuante em sua aprendizagem, a pesquisa é realizada sob o viés da abordagem meta-cognitiva, e lança mão dos recursos qualitativos e quantitativos oferecidos pela pesquisa em Metodologia Q, para dar voz aos aprendizes participantes. Neste artigo posicionamos a pesquisa em seu estágio atual, a escolha metodológica e sua justificativa.
Palavras-chave: Aprendizagem de língua inglesa; Percepções de aprendizagem; Metodologia “Q”.

Texto completo:

PDF