DIRETRIZES CURRICULARES PARA O ENSINO DE LEM NO PARANÁ: A VOZ E A VEZ DOS PROFESSORES

Ana Amélia Calazans da Rosa

Resumo


Apresentamos neste trabalho a pesquisa que atualmente estamos desenvolvendo dentro do programa de mestrado em Linguística Aplicada no Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). O trabalho, ainda em fase inicial, propõe uma investigação acerca das opiniões e pontos de vista de uma parcela de professores de língua inglesa da rede pública de ensino do estado do Paraná sobre as Diretrizes Curriculares Estaduais para o ensino de Língua Estrangeira na Educação Básica (2008). Nosso objetivo principal é verificar como os professores entendem a aplicação das diretrizes e o que tem sido possível fazer em sala de aula a partir das orientações do documento. Para isso utilizaremos a metodologia “Q”, que por meio de uma série de etapas procura descrever e compreender questões subjetivas acerca das opiniões e da prática dos docentes. Neste artigo em especial, discutimos os rumos da pesquisa até o momento e apresentamos os primeiros dados obtidos por meio de entrevistas semi-estruturadas e grupos focais.

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