COMUNICAÇÃO PÚBLICA DA CIÊNCIA E A FAPESP

Autores

  • Leila Cristina Bonfietti Lima Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo Labjor/IEL
  • Graça Caldas Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo Labjor/IEL

Resumo

A parceria entre jornalistas e pesquisadores é extremamente importante para que o conhecimento científico se torne acessível para a sociedade. Neste contexto, a divulgação do conhecimento científico para o público em geral, e não apenas entre a comunidade científica, é vista cada vez mais como uma ferramenta de inclusão na sociedade, onde a comunicação é abordada como um instrumento não apenas de disseminação da informação, mas, sobretudo para a formação de uma cultura científica. Neste artigo escrito para o XVI Seminário de Teses em Andamento é apresentada uma reflexão teórica da área de Comunicação Pública da Ciência, discutindo os modelos existentes e a comunicação e divulgação científica realizada em instituições relacionadas com a pesquisa científica, como a Fapesp, objeto de estudo da dissertação de mestrado da autora. Palavras-chave: Divulgação Científica, Comunicação, Ciência, Fapesp

Biografia do Autor

Leila Cristina Bonfietti Lima, Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo Labjor/IEL

Bacharel em Comunicação Social: Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, (2006) e Mestranda em Divulgação Científica e Cultural pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Possui experiência em comunicação empresarial e institucional, jornalismo impresso e telejornalismo. Tem como objeto de pesquisa as assessorias de comunicação de instituições ligadas à pesquisa, especificamente a Gerência de Comunicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Graça Caldas, Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo Labjor/IEL

Jornalista, Pós-Doutora em Política Científica pelo IG/Unicamp, Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP e Mestre em Comunicação Científica e Tecnológica pela UMESP. Professora do Mestrado em Divulgação Científica e Cultural Labjor/ IEL/ Unicamp. Orientadora da pesquisa.

Downloads

Publicado

2011-12-02