POLÍTICAS PÚBLICAS DE LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES: UM ESTUDO DO PROJETO "LITERATURA EM MINHA CASA"

Autores

  • Flávia Ferreira de Paula Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Célia Regina Delácio Fernandes Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Resumo

Foi objetivo desta pesquisa analisar os acervos do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), nos anos de 2001, 2002 e 2003 – anos do projeto "Literatura em Minha Casa" –, com livros distribuídos diretamente aos alunos, em especial as obras destinadas às 4ªs e 5ªs séries do ensino fundamental. Dada a importância de se analisar o que vem sendo apontado como literatura de "boa qualidade" na seleção das obras para as compras governamentais nos últimos anos, buscamos verificar os critérios de seleção para as compras destes anos, as editoras contempladas, os autores e ilustradores mais recorrentes nas obras, as temáticas mais frequentes, o espaço físico nos quais as histórias se passam, a pluralidade étnica, os elementos culturais e as imagens de regionalismo brasileiros presentes nos livros escolhidos para os acervos, e, por fim, a questão do regional sul-matogrossense encontrado nas obras compradas pelo governo e distribuídas para escolas de todo o país.

Biografia do Autor

Flávia Ferreira de Paula, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD - (2008) e Mestrado em Letras pela mesma instituição (2010). Em 2010, com o trabalho intitulado "Literatura infanto-juvenil e formação de leitores: um estudo do projeto 'Literatura em Minha Casa'", recebeu no I SIHELE (Seminário Internacional sobre História do Ensino de Leitura e Escrita), realizado na Unesp/Marília, o prêmio Magda Soares . Tem experiência e interesse na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, literatura infanto-juvenil, letramento literário, formação de leitores e políticas públicas de leitura.

Célia Regina Delácio Fernandes, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Possui doutorado em TEORIA e HISTÓRIA LITERÁRIA pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente é professora adjunta, pesquisadora e diretora da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (2007-2011) da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura e Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: história da leitura, formação de leitores, letramento literário, literatura infanto-juvenil, representações de leitura e de escola na literatura brasileira e políticas públicas de leitura. Participou da elaboração das Linhas de Ação para a Política Nacional do Livro e do Plano Nacional do Livro e Leitura - PNLL (2006-2008), e coordenou o Programa Pró-Letramento no Estado de Mato Grosso do Sul (2008-2009). É coordenadora do PROLER - Comitê Dourados-MS.

Downloads

Publicado

2011-12-02