POLÍTICAS PÚBLICAS DE LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES: UM ESTUDO DO PROJETO "LITERATURA EM MINHA CASA"

Flávia Ferreira de Paula, Célia Regina Delácio Fernandes

Resumo


Foi objetivo desta pesquisa analisar os acervos do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), nos anos de 2001, 2002 e 2003 – anos do projeto "Literatura em Minha Casa" –, com livros distribuídos diretamente aos alunos, em especial as obras destinadas às 4ªs e 5ªs séries do ensino fundamental. Dada a importância de se analisar o que vem sendo apontado como literatura de "boa qualidade" na seleção das obras para as compras governamentais nos últimos anos, buscamos verificar os critérios de seleção para as compras destes anos, as editoras contempladas, os autores e ilustradores mais recorrentes nas obras, as temáticas mais frequentes, o espaço físico nos quais as histórias se passam, a pluralidade étnica, os elementos culturais e as imagens de regionalismo brasileiros presentes nos livros escolhidos para os acervos, e, por fim, a questão do regional sul-matogrossense encontrado nas obras compradas pelo governo e distribuídas para escolas de todo o país.

Texto completo:

PDF