Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Remate de Males?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Os trabalhos apresentados para avaliação devem ser submetidos on-line, no endereço http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate. Aí estarão especificados os procedimentos para o cadastro do autor e remissão do respectivo artigo para avaliação. O autor deverá preencher o cadastro completo, incluindo instituição, cidade, país e metadados. Toda comunicação a respeito do processo de avaliação do artigo será feita on-line, através do mesmo sistema.

I. PRINCÍPIOS GERAIS 

Serão aceitos os seguintes textos:

1) Artigos de, no máximo, 12 mil palavras, nas seções Dossiê e Avulsos.

2) Traduções de textos teóricos de referência para a área (incluindo,eventualmente, breve nota introdutória) e entrevistas com críticos ou escritores de, no máximo, 10 mil palavras.

3) Resenhas sobre livro recentemente publicado de, no máximo, 8 mil palavras,que deverão seguir as mesmas normas dos artigos.

4) Documentos inéditos ou de difícil acesso relevantes para a área dos estudos literários.


II. ESTRUTURA DOS TRABALHOS

1. Identificação

a) Os artigos devem ser enviados sem o nome do autor, com DOIS Títulos na primeira página, um em português e outro em inglês.

b) Os artigos devem ser enviados em formato word.doc.

c) As resenhas devem vir acompanhadas de todas as informações para a identificação do livro ou da fonte de referência (autor, título original, tradutor, se houver, edição, local, editora, ano de publicação).

d) Quando o artigo fizer referências a trabalhos do próprio autor - possibilitando, portanto, sua identificação - as citações no corpo do texto e nas Referências Bibliográficas devem vir como nos exemplos a seguir.Exemplo: AUTOR (2004); AUTOR (2009).

2. Composição do texto e formatação

a) O corpo do texto deve ser digitado em formato WORD.

b) Ênfases no texto: em itálico.

c) Não utilizar: idem ou idem, ibidem.

d) Ilustrações deverão vir acompanhadas da cessão de direito de reprodução.

e) Resumo: após o título, deverão ser incluídos DOIS resumos de até 300 palavras cada um. O primeiro deverá ser redigido na língua original do artigo: português, inglês, francês ou espanhol (RESUMO / ABSTRACT / RESUMÉ / RESUMEN);o segundo em língua inglesa ou francesa.

f) Palavras-chave: Após cada um dos resumos, deverão constar três palavras-chave, na língua em que estiver escrito o resumo (Palavras-chave, Keywords / Mots-clés / Palabras-clave).

3. Referências do texto

a) Referências a autores

As referências a autores devem ser feitas no corpo do texto e ser acompanhadas das seguintes informações, conforme exemplos abaixo:

1) Sobrenome do autor e ano de publicação entre parênteses, quando não houver citação textual.
Exemplo:

Barthes (1992) considera toda descrição literária uma visão.

2) Sobrenome do autor, com o ano e a página entre parênteses, nos casos em que houver citação textual.
Exemplo:

Neste sentido, segundo Derrida (2002, p. 64), "a tradução promete um reino de reconciliação das línguas".

3) Sobrenome do autor em MAIÚSCULA, seguido do ano de publicação, quando o sobrenome do autor estiver entre parênteses.
Exemplo:

Mediador entre dois mundos, o protagonista-viajante-narrador se caracteriza por um duplo movimento de dépaysement e assimilação no contato com a alteridade (MINERVA, 1995; LÉVY-STRAUSS, 1983).

b) Citações

Citações com até três linhas permanecem no corpo do texto, destacadas apenas por aspas e sem itálico.

Citações de mais de três linhas devem vir SEM ASPAS, sem itálico, destacadas em parágrafo próprio, em espaço "simples", com letra de tamanho nº 11, com recuo de três centímetros das duas margens esquerda e direita do texto e separadas dos parágrafos anterior e posterior por uma linha a mais.

c) Notas de rodapé

Devem ser apenas de caráter explicativo e constar como números sobrescritos no corpo do texto, remetendo aos respectivos números no rodapé da página. Devem ser escritas com letra tamanho nº 10.

d) Referências Bibliográficas

Três linhas abaixo do final do texto do artigo, digitar: Referências Bibliográficas (que incluem as Referências Bibliográficas e as eletrônicas).

1) Sobrenomes de todos os autores citados no corpo do texto devem vir nesta seção elencados em ordem alfabética, em caixa alta, seguidos do/s dos nome/s por extenso, em letra minúscula como no exemplo:

ECO, Humberto.

2)Caso se faça referência ao ano da versão original - deverá vir entre parênteses, logo após o sobrenome do autor.

Exemplos:

CARPEAUX, Otto Maria. (1964). A literatura alemã, 2ª Ed. São Paulo: Nova Alexandria, 1994.

LUKÁCS, Georg. (1920). A Teoria do romance: um ensaio histórico-filosófico sobre as formas da grande épica. Trad. José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Editora 34, 2000.

3) Caso não se faça referência ao ano da versão original, mas apenas à edição consultada, o ano deverá constar logo após o local e a editora.

Exemplo:

ADORNO, Theodor. Notas de literatura I. Trad. Jorge de Almeida. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2003.

4) Referências a capítulos de livros - título em redondo (sem destaque), seguido do título da obra na qual o capítulo se insere em itálico, precedido de In, com dois pontos.

Exemplos:

LIENHARD, Martín. La Percepción de las practicas "textuales" ameríndias. Apuntes para um debate interdisciplinario. In: Pizarro, Ana (org.). America Latina: palabra, literatura y cultura. Campinas: Editora da Unicamp, 1995, v. III, pp. 169-185.

SANTIAGO, Silviano. Para além da história social. In:_____ Nas malhas da letra. São Paulo: Companhia das Letras, 1989, pp. 215-232

5) Referências a artigos de periódicos - título do artigo em redondo, seguido do nome do periódico em itálico, volume e número do periódico, ano de publicação e numeração de páginas.

Exemplo:

KAHN, Robert. Benjamin leitor de Proust. Alea. v. 14, n 1, 2012 pp. 60-77.

6) Referências a dissertações e teses - título em itálico, seguido das demais informações, conforme o exemplo:

MARQUES, Pedro. Musicalidade na poesia de Manuel Bandeira. Dissertação de Mestrado em Teoria e História Literária. Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp, Campinas, 2003.

7) Referência a documento eletrônico - título do trabalho e demais dados, conforme o exemplo:

MAGRI, Ieda. Literatura e autonomia: uma leitura a partir do posicionamento de Roberto Bolaño. Landa, v. 1, nº 2, 2013. Disponível em: http://www.revistalanda.ufsc.br/Edicoes/v1ed2-2013.html Acesso em: 2 fev. 2015.

8) Referência a trabalhos apresentados em eventos (conferência, congresso, reunião, seminário, etc.): informar o título e demais dados do trabalho consultado. Exemplos:

FONTES, Joaquim B. Safo de Lesbos: imagens de um palimpsesto. In: Anais do II Congresso da ABRALIC. Belo Horizonte:Abralic, 1991, pp. 262-271.

GOLDFEDER, André. Coisas-mapa para homens cegos. Formas em atravessamento em Nuno Ramos. In: Anais eletrônicos do XIV Congresso Internacional da ABRALIC. Universidade Federal do Pará, Belém do Pará, Brasil, 2015.


OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: o não cumprimento das Normas de Publicação implica a não-aceitação do artigo submetido.

 

Declaração de Direito Autoral

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


ISSN: 0103-183X