A tradição do paidikón na mélica grega arcaica: testemunhos e canções

Giuliana Ragusa

Resumo


Este artigo se dedica ao tema do homoerotismo na mélica grega arcaica e tardo-arcaica, que tão recorrentemente entreteceu suas canções no universo do erotismo. Mais precisamente, se debruça sobre uma das espécies mélicas, o paidikón, contemplado em quatro poetas dos mais representativos: Alceu, Íbico, Anacreonte e Píndaro. Ao fazê-lo, observando conjuntamente esse grupo e esse tipo de canção, conjuga ao tema o cenário do simpósio, a um só tempo um dos mais relevantes contextos de performance da mélica, das relações masculinas e das relações pederásticas que enlaçam adultos e efebos. Desse modo, oferece comentário concentrado e contextualizado, mas não exaustivo, dados os limites do formato, sobre o homoerotismo pederástico numa das espécies de um gênero proeminente da poesia grega antiga.

Palavras-chave


Mélica grega arcaica e tardo-arcaica. Homerotismo. Pederastia. Simpósio.

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