Latim em AVAs: sugestões de atividades

Autores

  • Laura Rosane Quednau Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Latim. Ensino. Moodle. Ambientes virtuais.

Resumo

Para ensinar latim em aulas da graduação e em cursos de extensão para a comunidade em geral, utilizamos a série didática Lingua Latina per se illustrata, que possibilita aquisição de vocabulário, compreensão das construções típicas da língua latina e treinamento das quatro habilidades para o estudo de qualquer língua: ler, ouvir, escrever e falar. Buscamos aliar a esse material exercícios e observações suplementares. No presente estudo, apresentamos sugestões de atividades que podem ser utilizadas na plataforma Moodle, em ambiente virtual. Através de exercícios de palavras cruzadas, preenchimento de lacunas, caça ao erro e outros, a autonomia do aluno é incentivada, pois, após responder às atividades, a própria plataforma fornece o seu desempenho, mostrando os acertos e erros. As questões podem ser refeitas até que todas as respostas estejam corretas. Assim, os conteúdos são fixados de forma lúdica e com um formato diferenciado, fora da sala de aula. Podemos e devemos explorar recursos modernos que aproximem o mundo clássico da realidade atual no que diz respeito ao acesso à informação que têm nossos estudantes.

Biografia do Autor

Laura Rosane Quednau, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora de Latim do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas do Instituto de Letras da UFRGS

Referências

NÓBREGA, Vandick L. da. A presença do latim. Rio de Janeiro: Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais – INEP – Ministério da Educação e Cultura, 1962.

ØRBERG, Hans H. Lingua Latina per se Illustrata – Pars I: Familia Romana. Newburyport, MA : Focus Publishing, 2003.

ØRBERG, Hans H. et alii. Lingua Latina per se Illustrata: latine doceo (guía para el professorado). Granada (Espanha) : Cultura Clásica, 2007.

QUEDNAU, Laura R. Ensino de latim: discussão e propostas. Cadernos do Instituto de Letras (UFRGS), Porto Alegre, 2011.

QUEDNAU, Laura R. Resenha de Lingua Latina per se illustrata. Organon (UFRGS), Porto Alegre, v. 29, n. 56, 2014.

RIBEIRO, Elvia Nunes et al. A Importância dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem na Busca de Novos Domínios da EAD. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2007/tc/4162007104526AM.pdf. Acessado em: 02/10/2013.

SANCHEZ, Fábio (org.). Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância, 2008. São Paulo: Instituto Monitor, 2008.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2015-12-17

Edição

Seção

Artigos