O ensino de latim centrado no uso da língua e na aquisição de competências

Autores

  • Fábio da Silva Fortes Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Competências de linguagem. Uso linguístico. Processo de ensino e aprendizagem de latim.

Resumo

O ensino de línguas clássicas no Brasil tem suscitado, nos últimos anos, a produção, tradução e adaptação de métodos de ensino de latim e grego antigo, bem como tem se tornado o objeto de reflexão teórica e empírica dos classicistas. Nesse sentido, como parte dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do Grupo de Pesquisa sobre Ensino de Latim (GPEL- CNPq/Unicamp), propomos, neste trabalho, confrontar a perspectiva tradicional do ensino dessa língua, assentada sobre a cobertura de conteúdos gramaticais, à uma perspectiva fundamentada na aquisição de competências de linguagem (Celce-Murcia et al., 1995; Celce-Murcia & Olshtain, 2000, Gruber-Miller, 2006), com vistas ao domínio do uso efetivo da língua e, sobretudo, à proficiência na leitura de textos autênticos, trazendo, ao final, como exemplo, as consequências dessa perspectiva para a leitura de um texto literário em sala de aula.

Biografia do Autor

Fábio da Silva Fortes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor Adjunto de Latim e grego Clássico da FALE/UFJF e do Programa de Pós-graduação em Linguística.

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Publicado

2015-05-28

Edição

Seção

Artigos