A leitura situada em livros didáticos de Língua Portuguesa e sua importância na formação do leitor” Do aprofundamento teórico à análise dos Manuais do Professor

Camila Dalla Pozza PEREIRA

Resumo


Este trabalho é o desenvolvimento da pesquisa de Iniciação Científica (Pibic) de mesmo nome e financiada pela agência CNPq. Nosso objetivo é estudar, no âmbito da Linguística Aplicada, a leitura situada nos textos das coletâneas e nos exercícios propostos por dois livros didáticos de Língua Portuguesa (doravante, LDP). Para tanto, elaboramos um capítulo no qual traçamos um panorama geral sobre as práticas de leitura na escola; outro capítulo de embasamento e aprofundamento teórico em Bakhtin (1997) para explicarmos o que vem a ser leitura situada; um capítulo dedicado à análise dos critérios de avaliação de leitura do PNLD 2008 e outro explicando como fizemos a escolha do corpus e, finalmente, o último no qual analisamos os Manuais do Professor de cada LDP. A meta final será analisar qualitativamente as coletâneas textuais e os exercícios propostos pelos LDPs no que tange à leitura situada.

Texto completo:

PDF