Literatura infanto-juvenil: discussões sobre o panorama histórico e gênero literário e suas características. Produção literária. A prática da leitura na escola e na sociedade

Autores

  • Ricardo Santos David Uniatlantico - Universidad Europea Del Atlántico - Espanha.

Resumo

Através de uma visão objetiva de como se encontra a literatura brasileira na atualidade, é possível verificar que atual crise literária somente pode ser combatida se conhecermos o gosto dos pré-adolescentes e mudarmos nosso relacionamento com os alunos, no que se refere ao estimulo da leitura. Esse estudo tem como objetivo, tratar da literatura infanto-juvenil na contemporaneidade, demonstrando os desafios enfrentados pelos docentes, na aplicabilidade do “gosto pela leitura” na prática escolar e na vida das crianças e adolescentes dos dias atuais. Para realização desse estudo, utilizei-me de pesquisa bibliográfica e exploratória, demonstrando como a escola pode contribuir para a formação de leitores que leiam por prazer e satisfação. Buscando abordar o assunto desde a vertente histórica até a contemporaneidade refletindo sobre possíveis soluções a dificuldade de introduzir a leitura na vida do público infanto-juvenil. Palavras-Chave: Literatura; infanto-juvenil; Livros.

Biografia do Autor

Ricardo Santos David, Uniatlantico - Universidad Europea Del Atlántico - Espanha.

Doutorando em Educação pela Uniatlantico Espanha. Mestrado em Educação pela mesma instituição. Especialista em linguística e literatura. Professor de língua portuguesa e inglesa para a educação infantil, ensino fundamental I e II.

Downloads

Publicado

2016-11-01