PIBID Letras Unicamp: uma experiência de trabalho interdisciplinar e formação escolar e profissional

Autores

  • Katherine Peçanha Cavretti Zago Universidade Estadual de Campinas
  • Bianca Reis Schmidt Simões Universidade Estadual de Campinas
  • Luisa Ianhes Moyses Universidade Estadual de Campinas
  • Naira Vital Martins Universidade Estadual de Campinas
  • Natália Franzoni de Oliveira Universidade Estadual de Campinas

Resumo

O presente artigo busca traçar um panorama geral do trabalho desenvolvido por um grupo de bolsistas do PIBID Letras Unicamp, a fim de relatar e problematizar experiências pedagógicas desenvolvidas com alunos do Ensino Fundamental II em uma escola da rede municipal de Campinas (SP). As atividades propostas ao longo do ano de 2015 giraram em torno da produção de uma revista de divulgação científica, além do que se propôs como parte do projeto motivacional do Mundo do Trabalho, já desenvolvido no ano anterior. A partir da perspectiva dos projetos de letramento (KLEIMAN, 2000), o projeto teve, primeiramente, uma etapa de coleta e geração de dados para, posteriormente, iniciar a etapa de atuação, intervenção e desenvolvimento das atividades, orientado pelo trabalho com gêneros, desenvolvimento de sequências didáticas (DOLZ & SCHNEUWLY, 2004) e exploração da interdisciplinaridade (KLEIMAN e MORAES, 1999).

Downloads

Publicado

2016-11-01