Ensino de Literatura: Uma problemática que atravessa tempos, linguagens e tecnologias

Autores

  • Vinicius Ribeiro de Andrade Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Resumo

O presente artigo pretende apresentar e discutir algumas das problemáticas que afligem a atual realidade do ensino de literatura no Brasil. Estruturas e modalidades de ensino claramente defasadas de um lado, uma expansão tecnológica e velocidade da informação que avançam sem precedentes no país e no mundo de outro, e uma somatória de problemáticas políticas, sociais e ideológicas são os imperativos que modelam o atual panorama do ensino brasileiro. Como aliar a tecnologia, as outras linguagens – cinema, televisão, internet, etc. –, ao ensino de literatura? É possível reverter essa situação e as possíveis soluções, talvez, podem tomar forma desde a mudança da postura e atitude do educador, até uma reestruturação do sistema de ensino e pesado enfoque em políticas que garantam que as instituições de ensino estejam – e possam sempre se manter – alinhadas à realidade e à atualidade dos principais sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem: aluno e professor.

Biografia do Autor

Vinicius Ribeiro de Andrade, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Graduando do curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É fundador e editor do portal cultural "Livre Opinião - Ideias em Debate", trabalho voluntário voltado à divulgação e disseminação da arte e da cultura. Produção literária em estágio inicial com um conto publicado em antologia.

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Publicado

2015-12-09