As relações de poder em sala de aula Entre os Muros da Escola: uma análise discursiva da relação entre professor e aluno

Autores

  • Marilia Veronese UNICAMP

Resumo

Com as exemplificações de situações cotidianas do meio escolar retiradas de três cenas do filme francês Entre os muros da Escola (Cantet, 2007), o objetivo deste artigo é analisar o discurso do professor François Marin e de seus alunos, a fim de compreender como são estabelecidas e mantidas as relações hierárquicas entre os lugares sociais da Instituição Escola e expandir para uma reflexão que vai além do filme. Essa proposta de análise foi baseada no modelo epistemológico do paradigma indiciário, desenvolvido por Carlo Ginzburg (1989), e teve como arcabouço teórico as contribuições da Análise de Discurso sobre concepção de sujeito e de Luis Althusser (1985) sobre as relações de poder. A partir das análises é possível compreender que a relação entre professor e aluno não existe sem disputa de poder e por efeitos de sentido.

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Publicado

2015-12-10