O COTIDIANO DE LEITURA NOS DEZ PRIMEIROS ANOS DA BIBLIOTECA NACIONAL E PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO (1833 - 1843) Romance - a preferência dentre as obras de bellas-letras)

Autores

  • Débora Cristina BONDANCE ROCHA Graduação - IEL/UNICAMP

Resumo

Na tentativa de retratar as preferências de leitura em meados do século XIX, dentre obras de bellas-letras, analisamos os cinco primeiros dos quatorze códices de registro de freqüentadores da Biblioteca Nacional e Pública do Rio de Janeiro, nos anos de 1833 a 1843. Do mesmo modo, procuramos apresentar as condições de leitura na época nesta instituição, que é o primeiro espaço público de leitura no Brasil. Assim, tal ensaio é um breve relato da pesquisa, em andamento, acerca da circulação de Leituras e leitores na Biblioteca Imperial e Pública do Rio de Janeiro (1833 - 1856), financiada pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e vinculada ao projeto temático "Caminhos do Romance no Brasil: séculos XVIII e XIX".

Biografia do Autor

Débora Cristina BONDANCE ROCHA, Graduação - IEL/UNICAMP

Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (2003-2006). Atualmente cursa Lingüística na mesma instituição. É integrante do projeto temático "Caminhos do romance no Brasil: séculos XVIII e XIX", com a pesquisa entitulada "Leitura e Leitores da Biblioteca Imperial e Pública do Rio de Janeiro (1833-1856)" - financiada pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Downloads

Publicado

2007-06-28