PROPOSTAS DE ENSINO E PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA ESCOLA: REFLEXÕES E IMPLICAÇÕES

Autores

  • Adriana DE LUCA GERMINO Graduação - IEL/UNICAMP

Resumo

Este trabalho tem como objetivo fazer com que o graduando em Letras se debruce sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) no que tange ao ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa (LP). A este movimento é acrescentada as teorias de Bakhtin a fim de que estas constituam um pano de fundo sobre àqueles bem como todos conjuntamente sirvam como paradigma para a análise da práxis escolar. Esta será feita a partir de um corpus recolhido por Rojo (2000) constituído por gravações e transcrições de aulas de diversas disciplinas em uma escola estadual da cidade de São Paulo. Embora a análise seja embasada na prática do outro, ela norteia uma reflexão na qual são contemplados aspectos dos usos da língua, das esferas das atividades humanas a serem privilegiadas pela escola e pelos docentes, mas principalmente a língua pensada em seu caráter dialógico.

Biografia do Autor

Adriana DE LUCA GERMINO, Graduação - IEL/UNICAMP

Bacharel em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente, aluna do último semestre do curso de Licenciatura e Bacharelado em Letras pela mesma universidade.

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Publicado

2007-06-28