CONSIDERAÇÕES SOBRE A RELAÇÃO LINGUAGEM-MEMÓRIA, À LUZ DA ANÁLISE LINGÜÍSTICA DOS ENUNCIADOS DE SUJEITOS COM DIAGNÓSTICO DE DEMÊNCIA DE ALZHEIMER

Autores

  • Hudson Marcel Bracher BEILKE Graduação - IEL/UNICAMP

Resumo

Resumo: Este trabalho deriva de uma pesquisa monográfica, realizada em 2005, para obtenção do título de bacharel em Fonoaudiologia , devendo ser compreendido como um recorte de suas partes mais relevantes. Seu objetivo principal é o de refletir sobre a relação entre linguagem e memória, a partir da análise da linguagem de sujeitos com demência de Alzheimer (doravante D.A), orientada por uma concepção enunciativo-discursa. A análise busca compreender ainda como as interações dialógicas entre os sujeitos e seus interlocutores (pesquisadores, familiares e cuidadores) podem contribuir para o resgate/(re)construção da memória dos sujeitos.

Biografia do Autor

Hudson Marcel Bracher BEILKE, Graduação - IEL/UNICAMP

Graduado em Fonoaudiologia pela Universidade Metodista de Piracicaba em 2005, onde iniciou seus estudos sobre a relação entre linguagem e memória em sujeitos com doença de Alzheimer, fez aprimoramento em saúde mental, e logo iniciou seu mestrado em neurolinguistica, visando formular novos protocolos para avaliação de linguagem nas demencias, incluindo aspectos pragmaticos e discursivos, não constantes nas avaliações tradicionais, além de continuar o trabalho iniciado na graduação.

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Publicado

2007-06-28