A ESTRATÉGIA DO “FLUXO DE APROVEITAMENTO” PARA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA ONLINE DA CASA DA CIÊNCIA DO HEMOCENTRO DE RIBEIRÃO PRETO

Autores

  • Caio Martins Cruz Alves de Oliveira Bolsista Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto (Cepid/FAPESP)
  • Marisa Ramos Barbieri Coordenadora Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto (Cepid/FAPESP)

Palavras-chave:

Comunicação pública da ciência, Educação científica, Ensino não-formal, Extensão universitária, Popularização da ciência

Resumo

No presente trabalho apresentamos o “fluxo de aproveitamento” de programas educacionais da Casa da Ciência para produção de materiais de divulgação científica por pesquisadores e alunos. O fluxo é centralizado na equipe multidisciplinar da Casa da Ciência, que estimula a prática de planejamento e registro com avaliação e difusão de resultados. Utilizamos o programa “Adote um Cientista” do ano de 2018 para exemplificar esse potencial de ensino com difusão a partir da parceria com pesquisadores da Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto, e escolas da rede básica de ensino da cidade e região. A possibilidade do envolvimento de um maior público pela internet amplia a adesão à ciência e seu processo de construção além daqueles atendidos presencialmente. Para isso, pesquisadores e alunos dispõem para difusão do conhecimento de um website e mídias sociais. Nos dois semestres de “Adote” em 2018 foram disponibilizadas online palestras de 19 pesquisadores e, também, publicados textos com a cobertura dessas atividades (21 textos “Adote em Pauta”). Outros formatos de divulgação como folhetins também foram publicados (2), como “É possível estudar a doença de Parkinson em animais em laboratório?”, que fundamentou-se na experiência de orientação de um grupo de iniciação científica, isto é, teste do material de divulgação científica do pesquisador com seu público alvo. Os alunos divulgadores, a partir de seus registros, realizam produções como textos, quadrinhos, fanzines e dramatizações, compilados e disponibilizados na seção do website “Espaço do aluno” (4). A divulgação científica promovida pelo fluxo de aproveitamento das atividades educacionais as amplia e avalia, demostrando que a produção desse tipo de material pode, inclusive, apoiar e fortalecer a alfabetização científica de alunos da rede básica em espaços não-formais de ensino, e formação inicial de pesquisadores na pós-graduação.

Biografia do Autor

Caio Martins Cruz Alves de Oliveira, Bolsista Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto (Cepid/FAPESP)

Professor da rede básica de ensino e bolsista da Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto; biólogo e mestre em Biologia Comparada formado pela Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP).

Marisa Ramos Barbieri, Coordenadora Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto (Cepid/FAPESP)

Co-fundadora e coordenadora da Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto; Professora aposentada da Universidade de São Paulo (Laboratório de Ensino de Ciências da FFCLRP/USP); Doutora em Filosofia pela USP e Historiadora Natural pela UNESP.

Publicado

2020-06-25

Edição

Seção

Relatos de Experiências