CANÇÕES EM PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO DA CIÊNCIA: POSSÍVEIS DIÁLOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Érika Dias Soares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP
  • Emerson Ferreira Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP/Boituva

Palavras-chave:

educação infantil, canções, meio ambiente.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados uma sequência didática desenvolvida em uma escola de educação infantil do município de Guarulhos. Com base na concepção defendida por Vigotski (1991), este artigo possui como referencial principal a teoria sócio-histórica valorizando a interação entre os sujeitos no processo de construção do conhecimento. A sequência apresentada discute problemáticas ambientais utilizando como ponto de partida, canções direcionadas ao público infantil. Selecionamos como recurso inicial uma canção do compositor brasileiro Zeca Baleiro que integra o CD “Zoró dos Bichos Esquisitos”, lançado no ano de 2014. A canção é caracterizada pelo gênero musical rap e destaca a problemática do lixo e poluição do meio ambiente por meio das posições assumidas pelo personagem principal, canguru. Este personagem realiza a observação e percepção dos problemas em seu entorno e assume uma postura crítica-reflexiva ao buscar a resolução dos problemas de forma ativa, por meio de ações acentuadas. As sequências foram distribuídas em intervenções pontuais e englobaram a observação do meio e reflexão sobre ações por meio de brincadeiras e atividades lúdicas que promoviam momentos de discussões entre as crianças, mediadas pela educadora. Com a finalização da sequência, percebemos que a canção atuou como elemento essencial no processo de comunicação da ciência para o público infantil, possibilitando a abordagem de problemáticas ambientais de forma lúdica, a partir do interesse das crianças, que demonstraram grande interesse e compreensão nas discussões realizadas.

Publicado

2020-06-25

Edição

Seção

Relatos de Experiências