CINEMA E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: REINVENTADO A PERCEPÇÃO DA CIÊNCIA NO COTIDIANO

Autores

  • Renato Salgado Melo Oliveira Instituto Federal Baiano - Campus Itaberaba
  • Gabriella Nery da Silva Instituto Federal Baiano - Campus Itaberaba

Palavras-chave:

Cinema, ficção, fabulação, afetos, divulgação científica

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar o trabalho que foi desenvolvido com um grupo de dez alunos (uma bolsista e nove voluntários) entre o segundo semestre de 2018 e o primeiro do ano seguinte. O trabalho de pesquisa foi inspirado pela ideia de pensar o cinema, seja ele ficcional ou documental, através da crítica. Propomos como crítica o trabalho de criar a partir dos filmes escolhidos, e não como uma reação a um trabalho pronto. O propósito foi desdobrar a crítica como elemento fundamental da divulgação científica, pensando em não trabalhar com uma ciência pronta da qual cabe ao divulgador simplificar, mas sim, investir na complexidade das relações entre ciência, arte, filosofia, sociedade e mundo, criando conexões outras entre sons, imagens e palavras. Deste modo a noção de ficção e fabulação (DELEUZE, 1997) ganharam grande força nas oficinas e debates realizados, ao nos provocarmos pensar como que a ficção pode afetar o mundo para além da mera representação de uma verdade dada, preexistente a própria palavra. Falar de ficção foi também um contato com os afetos e os desejos, não como elementos de produção de uma individualidade, mas como potências políticas (SAFATLE, 2016), capazes de reativar a relação dos sons, imagens e palavras com o mundo.

Biografia do Autor

Renato Salgado Melo Oliveira, Instituto Federal Baiano - Campus Itaberaba

Graduação em História pela Unicamp, especialização em Jornalismo Científico (Labjor/Unicamp), mestrado em Divulgação Científica e Cultural (Labjor/Unicamp), doutorado em Teoria e Crítica Literária (IEL/Unicamp) e pós-doutorado (Labjor/Unicamp), Professor EBTT do IF Baiano Campus Itaberaba.

Gabriella Nery da Silva, Instituto Federal Baiano - Campus Itaberaba

Aluna do curso técnico em Agroindústria integrado ao Ensino Médio, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC-EM/CNPq/IF BAIANO, apoiado pelo CNPq .

Publicado

2020-06-25

Edição

Seção

Artigos