FRAGMENTOS NARRATIVOS DE UM PERCURSO FORMATIVO EM PSICOLOGIA

Autores

  • Laura De Aro Galera Universidade de Sorocaba
  • Leandro de Campos Fonseca

Palavras-chave:

Narrativas ficcionais. Produção de sentido. Modos de subjetividade.

Resumo

Esse texto apresenta fragmentos de uma estudante de psicologia que utilizou a base epistemológica construcionistas de Spink e as narrativas ficcionais de Reigota, para realizar o ensaiar-se como prática reflexiva crítica sobre o processo de formação em Psicologia. Este artigo sintetizou um exercício de deslocamento em relação à experiência de formação em psicologia, particularmente do estágio de saúde, através de uma recolocação de uma narrativa ficcional, construída pela personagem-narradora Helena. Interlocutora responsável pela abertura de sentidos que se pretende inserir no processo de reflexão sobre a experiência de estágio. A experiência em ter sido narrada pela interlocutora Helena fez com que o deslocar do seu lugar comum para ser narrado pela personagem, enriquecesse a formação no sentido de ampliar o olhar sob um determinado objeto, a fim de produzir outros sentidos. Perceber, sentir, praticar um posicionamento distanciado daquilo que concerne o cuidado de si como condição para o cuidado do outro. 

Biografia do Autor

Laura De Aro Galera, Universidade de Sorocaba

Psicologia Social

Publicado

2020-06-25

Edição

Seção

Relatos de Experiências