Cordéis Joseenses - da ciência à resistência cidadã

Autores

  • Paulo Roxo Barja Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP)
  • Claudia Regina Lemes SEEESP

Palavras-chave:

Cordel, Educação, Literatura.

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de avaliar a trajetória dos Cordéis Joseenses dentro do percurso de dez anos (desde o início de sua produção), considerando se houve mudanças de rumos na produção no que se refere aos temas da produção literária, em relação ao projeto inicialmente proposto. Em termos metodológicos, como recorte para análise, foi adotada a classificação dos textos em duas dimensões: i) ciência/educação x política/cidadania; e ii) infantojuvenil x adulto. Nas duas dimensões adotadas, para efeito de contabilização (estatística) foram excluídos os cordéis que não se encaixassem numa categoria específica dentre as adotadas. A análise cronológica efetuada mostra a progressiva mudança de foco ao longo do tempo e estas mudanças são discutidas. Se, por um lado, a produção cordelística segue buscando atender tanto ao público infantojuvenil quanto ao público adulto (com crescimento do número de textos voltados a este último), por outro lado é inegável o aumento da presença de viés político nos textos, principalmente no período que se inicia a partir da metade do ano de 2016. Esta mudança no percurso criativo (e temático) evidencia o caráter de resistência social e política da produção literária, pois surge como reflexo (e consequência) da evolução histórica recente do país.

Biografia do Autor

Paulo Roxo Barja, Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP)

Professor (UNIVAP), doutor em Ciências, músico e escritor, já participou de projetos pelo CNPq, CAPES, FAPESP, FUNARTE, Programa Mais Cultura na Escola e Fundo Municipal de Cultura. Desde 2008 publica os Cordéis Joseenses; além dos cordéis (80) e livros (10), sua produção inclui artigos e canções.

Claudia Regina Lemes, SEEESP

Professora, gestora em educação (Secretaria da Educação do Estado do São Paulo – SEESP), mestre em Educação e Semiótica. É interessada em estudos e linguagens que envolvem questões sociais como o preconceito, violência e gênero. Sua produção inclui artigos acadêmicos, livros de poesias, exposições de artes plásticas e ilustrações.

Downloads

Publicado

2018-10-22

Edição

Seção

Relatos de Experiências