Blogs de Ciência da Unicamp: divulgação científica por docentes e pesquisadores

André de Oliveira Garcia, Erica Mariosa Moreira Carneiro, Elaine Canisela, Roberto Takata, Ricardo Augusto da Silva, Carolina Frandsen Pereira da Costa, Camila Delmondes, Beatriz Jansen Ferreira, Vera Regina Toledo Camargo

Resumo


RESUMO: Existe uma demanda crescente no Brasil por informações sobre ciência, e, dadas as características potencializadoras da Web 2.0 para o aprendizado, são necessárias ações de engajamento e capacitação de pesquisadores para o uso dos blogs, aproximando assim a ciência do público em
geral, alinhando divulgação científica, comunicação e as tecnologias, para que, através de um processo de educação informal, seja desenvolvida uma cultura científica para além do espaço da academia. Este artigo apresenta resultados preliminares, coletados durante a implantação de uma proposta de desenvolvimento de plataforma tecnológica, com o objetivo de estimular o uso de blogs de divulgação científica por docentes e pesquisadores. Ele apresenta também detalhes de implantação do modelo, discussão teórica que fundamenta a proposta, descrição das etapas e as perspectivas de futuro. A
implantação se deu em uma instituição de ensino superior do Brasil, já que, neste país, são estas que produzem pesquisa, ensino e extensão, e geram conhecimento de ponta e inovação. Nos Estados Unidos, já é comum a utilização de blogs como ferramenta de divulgação de ciência por pesquisadores, mas aqui essa atividade ainda é incipiente. É apresentada uma breve discussão sobre a
implantação desse projeto, sobre como a plataforma tecnológica escolhida (blogs) poderia auxiliar nos esforços de divulgação científica, e também as etapas de implementação dessa ferramenta dentro de uma comunidade de docentes e pesquisadores, com os respectivos dados coletados e as análises
realizadas até o momento.


Palavras-chave


blogs, divulgação científica, comunicação, educação informal, cultura científica.

Texto completo:

PDF


Indexadores: