RITA: Divulgação Científica na Escola através de canções do Rock

Autores

  • Emerson Ferreira Gomes Professor do IFSP Boituva
  • Luis Paulo de Carvalho Piassi

Palavras-chave:

Rock e Ciência, Educação Não- Formal, Divulgação Científica

Resumo

Esta pesquisa busca, numa interface entre Ciência e Arte, analisar o uso de canções do rock n’roll para processos de divulgação científica na escola. Para isto foram identificadas no discursos dessas canções, elementos que possibilitaram reflexões no âmbito conceitual, epistemológico e sociopolítico sobre a ciência. O objeto de estudo neste artigo foi a canção “Space Oddity” de David Bowie suas representações sobre a astronomia e as missões espaciais. O uso do rock justificou-se pelo fato de temas sobre exploração espacial aparecerem no trabalho de diversos artistas desse estilo musical, permitindo reflexões em nível conceitual, epistemológico e sociopolítico sobre a ciência, a tecnologia e suas relações com a sociedade e o ambiente. Essas canções foram selecionadas entre os diversos gêneros de rock, e analisadas a partir de referenciais. As atividades de divulgação científica foram realizadas em projetos de ensino não formal em escolas públicas. No processo de intervenção, foram desenvolvidas atividades que envolviam leitura-comentada da canção, identificando na letra, melodia e harmonia, aspectos que evidenciavam um discurso crítico sobre a ciência e sua relação com a sociedade e o ambiente. Como referencial norteador dessas etapas, nos valemos das teorias socioculturais de Lev Vigotski, Georges Snyders e Paulo Feire.

Biografia do Autor

Emerson Ferreira Gomes, Professor do IFSP Boituva

Licenciado em Física (UNESP); Mestre e Doutor em Ensino de Ciências (USP).Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpius Boituva/SP

Luis Paulo de Carvalho Piassi

Bacharel e Licencidado em Física (USP); Mestre em Ensino de Ciências (USP); Doutor em Educação (USP); Livre-Docente em Artes, Cultura e Lazer (USP). Professor Associado da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP.

Downloads

Publicado

2018-05-07

Edição

Seção

Relatos de Experiências