As potências do prosear com o público de museu de ciências

Autores

  • Luiz Paulo Costa e Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Daniela Franco Carvalho Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

Este artigo apresenta o resultado parcial de uma investigação de mestrado que traz diálogos da literatura, relativa especificamente à pesquisa acadêmica na área de museus de ciência, envolvendo os desafios postos para estes no século XXI em sua relação com o público. Abordamos questionamentos sobre as pesquisas acadêmicas na perspectiva da interatividade em museus de ciências, promovendo provocações sobre a nova tendência de se pesquisar o público por meio do diálogo e de autonarrativas como importantes instrumentos de investigação, no intuito de revelar características desse relacionamento para além do que já está notório nas pesquisas acadêmicas.

Biografia do Autor

Luiz Paulo Costa e Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Sou mestrando em Educação na linha de pesquisa Ensino de Ciências e Matemática na Facudade de Educação da Universidade Federal deUberlândia. Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Me integro no grupo de pesquisa aolaboratório de Mídias, Museus, Ciência, Cultura e Educação (MMuCCE/UFU) Acumulo experiências em educação em ciências e citogenética animal.Fui bolsista de Iniciação Científica do PIBIC/CNPq do projeto de modernização do Museu de Biodiversidade do CerradoUberlândia(MG). Atueitambém como Bolsista de Iniciação a Docência no projeto PIBID/CAPES

Daniela Franco Carvalho, Universidade Federal de Uberlândia

Sou licenciada em Ciências Biológicas (1997), com mestrado em Ciência de Alimentos (2000) e doutorado em Educação (2006). Tudo pela Universidade Estadual de Campinas. Desde 2008 atuo como professora no Instituto de Biologia e no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Trabalho uma disciplina sobre Ciências e Mídias e tenho atuado como supervisora de estágio curricular em ciências e biologia. Pesquiso sobre museus e mídias, tendo como referencial teórico a obra do filósofo russo Mikhail Bakhtin. Participo do Estúdio MMuCCE (Mídias, Museus, Ciências, Culturas e Educação) onde criamos fabulações sobre o contemporâneo.

Downloads

Publicado

2017-05-26

Edição

Seção

Artigos