Furacão... Um diário de imagens

Autores

  • Tainá de Luccas Labjor - IEL/Unicamp
  • Fernanda Pestana Labjor - IEL/Unicamp
  • Luana Lopes Labjor - IEL/Unicamp
  • Elena Manbrini de Oliveira E. E. Prof. Antonio Alves Aranha
  • Fernanda Avelar E. E. Escritora Rachel de Queiroz
  • Hélen Caroline da Silva Camillo E. E. Guido Segalho
  • Mariana Barbosa E. E. Prof. Israel Schoba
  • Tainá Cristine Chicão E. E. Adoniram Barbosa
  • Alessandra dos Santos Penha Centro de Ciências Agrárias, UFSCar, campus Araras
  • Susana Oliveira Dias Labjor - IEL/Unicamp

Resumo

Diagnóstico: imagens e palavras de divulgação científica das mudanças climáticas estão doentes. Sintomas? Pele, tecidos e membranas normais, sem qualquer lesão, enrijecidas, o que ocasiona forte separação entre interno e externo, dentro e fora, sujeito e objeto, impedindo fluxos, contágios. Visão nítida, sem manchas, nem distorções ou embasamentos, que indicam redução da potência ficcional e visão já dada, sustentada pela busca da verdade. Músculos rígidos que garantem uma perfeita sustentação e deslocamento repetido de significações calcificadas na estrutura óssea de imagens e palavras. Coração ritmado, sem alterações nas pulsações-sensações, que se mantêm constantes entre 70 a 80 por pixel/caracteres, produzindo funcionamentos repetidos de um tempo linear e homogêneo. Vias aéreas com atividade esperada, em que o ar memória entra continuamente, sendo aquecido e filtrado, e tornado eternamente presente nas trocas gasosas que deixam reter apenas os bons representantes e expulsam os maus representantes. Desses sintomas, produzidos por uma doença que já se tornou epidemia surda e que já não mais mobiliza médicos, pesquisadores, jornalistas e/ou divulgadores de ciência, retiramos uma escrita que se quer presságio, pré-sentimento, anúncio de um acontecimento que chega e nos afeta: tornar as imagens e palavras de divulgação das mudanças climáticas, doentes de si mesmas, doentes de vida. Investimos então, neste relato de experiência, em criar um diário em que as imagens que fizeram parte da instalação artística “Furacão” – criada por nós no projetode pesquisa e extensão “Vida e tempo em proliferação: investigações das potencialidades dasimagens de divulgação das mudanças climáticas” (Faepex) – ganham vidas. Um relato que se faz num tempo vivido e experimentado na/pela escrita e edição de imagens. Tempo em que as palavras não capturam imagens, em que imagens não capturam palavras, submetidas que estão auma ventania devastadora. Um tempo esvaziado de narrativas, ilustrações, explicações. Que vida pulsa desse furacão de palavras-imagens?

Biografia do Autor

Tainá de Luccas, Labjor - IEL/Unicamp

Jornalista e mestranda em Divulgação Científica e Cultural no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo(Labjor) e Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp)

Fernanda Pestana, Labjor - IEL/Unicamp

Artista, design e mestranda em Divulgação Científica e Cultural no Laboratório de Estudos Avançados emJornalismo (Labjor) e Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp

Luana Lopes, Labjor - IEL/Unicamp

Graduanda em antropologia no IFCH-Unicamp e bolsista SAE de iniciação científica no Labjor-Unicamp

Elena Manbrini de Oliveira, E. E. Prof. Antonio Alves Aranha

Aluna da E. E. Prof. Antonio Alves Aranha e bolsista PICJr

Fernanda Avelar, E. E. Escritora Rachel de Queiroz

Aluna da E. E. Escritora Rachel de Queiroz e bolsista PICJr

Hélen Caroline da Silva Camillo, E. E. Guido Segalho

Aluna da E. E. Guido Segalho e bolsista PICJr

Mariana Barbosa, E. E. Prof. Israel Schoba

Aluna da E. E. Prof. Israel Schoba e bolsista PICJr

Tainá Cristine Chicão, E. E. Adoniram Barbosa

Aluna da E. E. Adoniram Barbosa e bolsista PICJr

Alessandra dos Santos Penha, Centro de Ciências Agrárias, UFSCar, campus Araras

Doutora em biologia vegetal (IB-Unicamp), professora do Centro de Ciências Agrárias, UFSCar, campus Araras

Susana Oliveira Dias, Labjor - IEL/Unicamp

Doutora em conhecimento, linguagem e arte pela FE-Unicamp, pesquisadora do Labjor-Unicamp, líder do Grupo de Pesquisa “multiTÃO: prolifer-artes subvertendo ciências e educações” (CNPq) e coordenadora dos projetos “Multidão em transe: investigações em divulgação científica e cultural” (PICJr.) e “Vida e tempo em proliferação: potencialidades das imagens de divulgação das mudanças climáticas” (Faepex).

Downloads

Publicado

2012-10-28

Edição

Seção

Relatos de Experiências