Questões sobre a biodiversidade divulgadas em espaços não formais: um relato de experiência como modelo das atividades do Museu de História Natural da Universidade Federal de Lavras, MG

Autores

  • Laise Vieira Gonçalves Universidade Federal de Lavras-MG
  • Antonio Fernandes Nascimento Junior Universidade Federal de Lavras-MG
  • José Sebastião Andrade de Melo Universidade Federal de Lavras-MG

Resumo

O Museu de História Natural (MHN) da Universidade Federal de Lavras busca popularizar a ciência e favorecer uma aprendizagem que se caracteriza pela interação entre o novo saber e o conhecimento prévio. Ali, o aprendizado acontece à maneira sociointeracionista. Atualmente o MHN possui, entre outras, uma coleção de espécies taxidermizadas dos principais grupos animais. O objetivo deste artigo é expressar o modelo das atividades do museu a partir de um relato de experiências capaz de sintetizar os principais pontos de sua prática. A atividade refere-se a uma visita ao museu orientada por alunos do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Na ocasião 50 alunos do Ensino Fundamental participaram de atividades cujo tema era a biodiversidade, sendo estas: visita guiada às áreas de exposição para o conhecimento da forma de classificação e das características gerais de cada grupo taxonômico; exibição de um curta metragem “Guardiões da Biosfera: episódio Mata Atlântica”, que versava sobre as características deste bioma, sua biodiversidade e a proteção ambiental; jogo pedagógico denominado “Bingão da bicharada” constituído de figuras de animais da mata atlântica. Com o resultado da visita à exposição, os alunos conheceram os principais grupos do reino animal e sua forma de classificação. Muitas perguntas foram surgindo no decorrer da visita. Na exibição do filme, os alunos foram questionados em relação aos assuntos abordados, relataram experiências e revelaram preocupações com a natureza. Em seguida, passou-se parao bingão. Antes, foi lhes apresentado um conjunto de slides identificando os animais quefaziam parte do jogo para lhes proporcionar sua familiarização. Durante o jogo tambémaconteceram muitas perguntas. A prática foi analisada a partir das perspectivas que orientamas atividades do museu: a construção do conhecimento museológico e a pedagogiavygotskiana, que o sustenta.

Biografia do Autor

Laise Vieira Gonçalves, Universidade Federal de Lavras-MG

Pesquisadora do Laboratório de Educação Científica e Ambiental do Departamento de Biologia da UFLA.

Antonio Fernandes Nascimento Junior, Universidade Federal de Lavras-MG

Professor Adjunto do Departamento de Biologia e responsável pelo Laboratório de Educação Científica e Ambiental da UFLA.

José Sebastião Andrade de Melo, Universidade Federal de Lavras-MG

Educador em Ciências do Museu de História Natural da UFLA.

Downloads

Publicado

2012-10-28

Edição

Seção

Relatos de Experiências