Um relato do projeto “Novos olhares para o Museu de História Natural da Universidade Federal de Lavras” e suas práticas culturais de ensino e divulgação em ciências

Autores

  • José Sebastião Andrade de Melo Universidade Federal de Lavras
  • Antonio Fernandes Nascimento Júnior Universidade Federal de Lavras
  • Luciana de Matos Alves Pinto Universidade Federal de Lavras

Resumo

O Museu de História Natural (MHN) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) busca promover difusão e a democratização de práticas metodológicas inovadoras para a promoção do ensino e divulgação de temas relacionados às Ciência Naturais. O MHN promove atividades que são dirigidas ao público em geral, outras que visam atender a certas demandas do público escolar e outras que visam dar apoio pedagógico aos professores e educadores que vêm sendo estimulados a desenvolverem no museu diversas práticas para o ensino de suasdisciplinas, ampliando os cenários em que atuam. Assim, o MHN tem sido um espaço de integração entre espaços formais e não-formais de educação e vem significativamente contribuindo para a melhoria da Educação Científica na cidade de Lavras (MG) e região, através da promoção de uma série de ações de ensino e divulgação em ciências paralelas a uma proposta de formação inicial e continuada de professores atuantes no Ensino Fundamental e Médio. O intuito deste trabalho é relatar quais foram os eventos promovidos pelo Museu de História Natural da UFLA ao longo do ano de 2011, assim como analisar suas atividades de divulgação cientifica que ao longo deste ano constituíram as práticas educativas e culturais deste museu.

Biografia do Autor

José Sebastião Andrade de Melo, Universidade Federal de Lavras

Licenciado em Química, atua como educador em Química e Ciências no Museu de História Natural da Universidade Federal de Lavras.

Downloads

Publicado

2012-10-28

Edição

Seção

Relatos de Experiências